COMPAIXÃO- "A Arte de Amar o Próximo"

 COMPAIXÃO- "A Arte de Amar o Próximo"

Há tempos que tenho observado alguns atos que acontecem em nosso dia a dia e um deles é que tenho visto muitas pessoas que com menos esforço que outros acabam tendo mais sucesso, em vários pontos da vida.

Notei que essas pessoas, normalmente, são "criaturas" de Excelente coração, que estão sempre prontas para estender a mão para qualquer tipo de ajuda e para qualquer pessoa... isso chama-se "Compaixão"

A COMPAIXÃO é uma, verdadeira, "arma", no bom sentido, que emplaca de forma amorosa àqueles que necessitam e que o Universo retribui de uma maneira fantástica...

Aqueles que a praticam por amor, sem querer nada em troca, são os mais recompensados. Isso por que a Força Vibrátil esta em plena ação e emana apenas positivismo para todos os lados.

Recentemente Li o Livro "A Maior de Todas as Mágicas" - James R. Doty - Ed. Sextante , onde JIM relata sua vida e conta como uma criança pobre, sem recursos, filho de um Pai alcolotra e de uma mãe depressiva, conseguiu tornar-se um dos Maiores Neurocirurgião dos E.U.A.

Em certo momento do livro ele fala sobre a COMPAIXÃO, que ele, inclusive, estuda cientificamente os resultados daqueles que o praticam com Amor., Hoje ele é o Presidente do CCARE, centro de estudos da Compaixão..

Relato aqui um trecho do livre, que achei fantástico - pagina 225 /226. Por James R. Doty - A maior de Todas as Mágicas:

pág 225 "O que aprendi de lá para cá foi que a compaixão é um instinto, talvez o mais inato que existe em nós. Pesquisas recentes mostram que até um animal é capaz de se empenhar e arcar com custos tremendos para ajudar um ser de sua espécie - ou mesmo de outra espécie - que esta sofrendo. O macacos cuidam uns dos outros quando se machucam, os filhotes de coruja alimentam seus companheiros de ninho menos afortunados com pedacinhos do próprio alimento, um golfinho chegou a ajudar uma Baleia jubarte encalhada na praia. Nós, humanos, somos ainda mais instintivamente compassivos: nosso cérebro é pré-programado pelo desejo de ajudar o outro. Vemos esse desejo de ajudar em crianças muito pequenas, que mal estão aprendendo a andar.
Há uma parte do nosso cérebro, chamada substância cinzenta central ou periaquedutal, cujas conexões com o córtex orbito-frontal são responsáveis, em grande parte, por alimentar o comportamento. Quando vemos pessoas sentindo dor ou sofrendo, essa parte do cérebro é ativada, o que significa que somos programados para alimentar e ajudar os outros quando eles estão necessitados. Da mesma forma, ao darmos algo aos outros, os centros de prazer  e recompensa do cérebro são ativados - mais do que quando alguém nos dá algo. E, quando vemos alguém agir com bondade ou ser prestativo, somos levados a agir com mais compaixão. 
Muitos fazem uma interpretação equivocada de Darwin, entendendo que a sobrevivência dos mais aptos significa a sobrevivência dos mais fortes e implacáveis, quando, na verdade, é a sobrevivência dos mais generosos e cooperativos que assegura a sobrevivência da espécie a longo prazo. Evoluímos para cooperar, alimentar e criar nossos jovens dependentes, para prosperar juntos e em benefício de todos"

Por isso, meus amigos, se cada um de nós criarmos o hábito de praticarmos o Bem, seja ele, onde for e com quem for, evoluiremos nossa Compaixão com o próximo e faremos nossas vidas mais doces, felizes, recompensadores e a prazerosa sensação de estarmos com alma lavada.

Estaremos assim, ao estendermos as Mãos à quem precisa, colaborando para uma corrente do Bem altamente Sustentável.

grato e beijo a todos,

Nilton Torres Jr.
HeadHunter e Coach de Carreira